Sócio Vilanovense FC
Faça-se sócio de um clube centenário!
Torneio José Macedo
O Vilanovense promoveu o Torneio de homenagem ao Zéquinha - Torneio José Macedo II Edição
Facebook
Clique em Gosto na nossa página do Facebook Oficial para estar sempre actualizado quanto às notícias do seu clube
Academia de Futebol Vilanovense
Traz um amigo contigo e temos um prémio para ti, se o teu amigo se matricular.
FPF, AFPorto e CMGaia no Vilanovense
O Vilanovense FC / Vila FC teve a honra de receber nas suas instalações os Digníssimos Presidentes da F.P.F., A.F.Porto e C.M. Gaia
Leo - Exéquias Fúnebres
Exéquias Fúnebres do nosso Capitão dos Juniores, Leonardo Costa, falecido aos 18 anos
Seniores Liga Elite S1 | 6. Jornada | 2018-09-30 16:00:00 
Juvenis A 1.Divisao S1 | 2. Jornada | 2018-09-30 11:00:00 
Juvenis B 2.Divisao S2 | 1. Jornada | 2018-09-30 09:00:00 
Iniciados A 1.Divisao S1 | 2. Jornada | 2018-09-30 11:00:00 
Calendários e Resultados da Jornada 

Juvenis A 1.Divisao S1
2018-09-30 11:00:00 2. Jornada
Vila FC -- -- FC Maia Lidador
Estádio Parque S. Reis
Marcadores
Obs
Juvenis B 2.Divisao S2
2018-09-30 09:00:00 1. Jornada
Vilanovense FC -- -- SC Canidelo
Estádio Parque S. Reis
Marcadores
Obs
Iniciados A 1.Divisao S1
2018-09-30 11:00:00 2. Jornada
FC Maia Lidador -- -- Vilanovense FC
Estádio Mun. Maia
Marcadores
Obs
Seniores Liga Elite S1
2018-09-30 16:00:00 6. Jornada
Vila FC -- -- Rio Ave FC B
Estádio Parque S. Reis
Marcadores
Obs
Classificações e Resultados por Escalão 

Vilanovense FC 

CFVApós as mudanças na estrutura na escola de formação do Vilanovense, desde o nome ao logótipo e, claro está, ao Coordenador, cabe-nos levar a efeito esta pequena entrevista com o agora Responsável pela Coordenação do Centro de Formação Vilanovense - CFV - Marco Santos, treinador que já fazia parte dos quadros técnicos do clube há vários anos.

Esta entrevista pretende tornar visível o trabalho que tem sido desenvolvido neste curto espaço de tempo no futebol de formação.

VFC – Está ligado ao clube há vários anos, conte-nos um pouco do seu percurso no Vilanovense, para que assim os sócios, adeptos e os pais percebam como é que o Marco Santos chegou a Coordenador do CFV.

MS – Desde já agradeço a oportunidade.

Cheguei ao Vilanovense em 2002 para treinar os Juniores, vindo do FC Avintes. No final da época fui abraçar um novo projeto noutro clube, voltei em 2006 para dar inicio ao projeto de formação Vilanovense e desde esse ano estou ligado ao clube com muito orgulho.

Marco SantosComecei por trabalhar no Centro de Formação Desportiva Vilanovense, onde começamos do zero, e ao fim de dois meses já tínhamos 40 meninos. O centro foi crescendo e chegamos perto dos 150 atletas. Estive 5 anos na formação e competição.

No ano 2011 fiquei só pela competição uma vez que o coordenador da formação era de opinião que os treinadores não podiam estar na formação e competição em simultâneo.

Como as nossas opiniões divergiam em relação ao rumo do centro de formação, optei por ficar na competição. No final da época passada tinha tomado a decisão de fazer uma pausa como treinador e estar presente no clube apenas a seguir os vários escalões dos atletas que ajudei a formar.

N
o início desta época fizeram-me um convite para dar um novo rumo ao centro de formação, uma vez que o antigo coordenador não iria ficar nos quadros do Clube. Com todo o gosto, aceitei este aliciante projeto.

VFC – Tantos anos no terreno enquanto treinador, qual é a sensação de estar numa posição não tão prática mas mais organizativa? Qual o sentimento de ser o primeiro responsável pela formação dos jovens atletas que actualmente estão a seu cargo?

MS – Conforme referi anteriormente, tinha decidido fazer uma pausa como treinador nesta época, visto que estou há 15 anos seguidos a treinar em vários clubes. É um sentimento de orgulho ser o rosto visível de toda uma equipa que me acompanha diariamente na formação e desenvolvimento de novos atletas.

VFC – Quando o Marco pegou na Coordenação qual era o ponto de situação do Centro de Formação do clube?

MS – Quando iniciei este projeto o Centro de Formação estava sem qualquer base de dados das épocas anteriores, o que me deixou bastante preocupado, porque tive sempre a noção que a anterior coordenação tinha tudo guardado em suporte digital ou em papel, o que não aconteceu. A única informação que tinha era que o Centro Formação terminou com perto de 120 atletas, incluindo os Sub-10, Sub-11 e Turma de Pais.

Equipa CFV

Iniciei este projeto com apenas 26 atletas na formação e um treinador da época anterior. Ao fim de 2 meses temos 90 atletas, 8 treinadores e 2 fisioterapeutas a trabalharem diariamente.

VFC – Actualmente as equipas de competição não fazem parte do CFV como na época passada faziam, caso dos Sub-10 e dos Sub-11, estando neste momento o CFV com 90 atletas distribuídos pelos escalões de Petizes, Traquinas, Benjamins, Infantis e Iniciados. Qual o objectivo a atingir no que ao número de atletas diz respeito?

MS – O objetivo do CFV é chegar aos 100 atletas até ao final de Dezembro, e em Julho termos perto de 200 atletas. É um objetivo que estamos todos focados em cumprir, visto que trabalhamos todos com esse intuito, porque um clube centenário como o Vilanovense tem todos as condições para continuar a ser o maior clube de Gaia a nível de formação.

VFC – Apesar do CFV ser uma escola de formação, está inserida em torneios que apesar de lúdicos fornecem aos nossos atletas o primeiro contacto com o espírito competitivo. Fale-nos um pouco dos torneios em que o CFV está inserido.

MS – O CFV tem como principal objetivo a formação, no entanto os torneios ajudam ao desenvolvimento psicomotor e ao desenvolvimento de hábitos desportivos, sociais e humanos, que lhes proporcionam uma melhor formação e um desenvolvimento saudável dos seus tempos livres.

CFV em Acção

Estamos neste momento inseridos no Torneio Carlos Alberto em 3 escalões: Petizes, Traquinas e Benjamins; também no torneio da liga Master de Gaia, com o escalão de Petizes; e no torneio da APEF (Associação Portuguesa de Escolas de Futebol) nos escalões de Traquinas e, pela primeira vez no Vilanovense, nos escalões de Infantis e Iniciados.

Resumidamente, o CFV tem 7 equipas a competir durante a época.

VFC – Em relação ao futuro próximo do CFV, o que se pode esperar?

MS – O CFV vai promover no próximo mês de Dezembro uma campanha, em que cada atleta que traga amigos com ele tem direito a 25% de desconto por cada amigo inscrito (no máximo até 4), na mensalidade de Janeiro, e o amigo inscrito tem automaticamente um desconto de 25% na primeira mensalidade.

Temos previsto um OPEN DAY para alguns ATL’s, que consiste em proporcionar um dia grátis nas nossas instalações com os nossos monitores.

Já no próximo mês de Dezembro vai iniciar-se a Turma de Pais/Sócios para assim aproximar tanto os filhos como os pais do nosso Clube.

Turma de Pais

VFC - Cumpre-nos agradecer a disponibilidade do nosso Coordenador do Centro de Formação Vilanovense em nos facultar esta curta mas importante entrevista. 

E nada melhor que finalizar com boas noticias, num Centro de Formação em crescimento, competitivo e com uma estrutura capaz de ser a base do futuro do Vilanovense FC.

E já sabe, esteja atento á campanha de Dezembro e ajude a desenvolver o CFV.


Dados adicionais